Expo Geek beta - 21-06-2015 - Vejam como foi!


É até complicado, pensar no turbilhão de emoções vividos ontem, dia 21 de junho, no Centro de Convenções Sul América. Deixei para escrever algo no dia seguinte, com menos adrenalina, mas ainda assim o impacto continua igual.

A primeira edição do Expo Geek foi ÉPICA!

Eu pessoalmente descobri o evento, por acaso, bem no inicio da divulgação, com o simpático dragãozinho, mascote do evento, anunciando que algo estava chegando. E conforme a divulgação aumentava, o mote do evento, #jánasceugrande, prometia ser algo diferente, grandioso. E mesmo com alguns poucos problemas, podemos dizer que a promessa foi cumprida.

Para quem não conhece, o Sul América é disparado o melhor lugar para eventos deste porte no Rio de janeiro, a estrutura é ótima e a localização próxima ao metrô facilita demais o deslocamento. Foi ali que estreou a Brasil Game Show, o maior evento de games do Brasil. E já faz alguns anos que eventos de anime e multiculturais começaram a ser realizados no local, com muito sucesso. Um detalhe sobre o local é que ele pode ser "fracionado", sua área interna pode ser separada, caso o evento não necessite da área total. Recentemente esta área reduzida começou a ficar saturada, tal a quantidade de público comparecendo, e o Expo Geek só reforçou este fato. Não teria sido nenhum exagero ter usado a área total do Sul América, pois o evento realmente lotou!

A "causa" da lotação foi a quantidade de atrações, entre elas uma sala dedicada a KPOP, Arena Gamer com campeonatos , palestras diversas com temas da cultura geek/nerd, exposição de personagens de quadrinhos, em tamanho real, presença de dubladores conhecidos, um painel da Editora Panini sobre titulos e lançamentos ... entre as palestras eu destaco uma em especial ( que foi fantástica, aliás) com Eduardo Miranda, Fernando Caruso, Lipe Dias e André Gordirro, sobre a questão do multiverso, das adaptações que as obras sofrem quando migram para outras mídias, como é o caso dos filmes baseados em quadrinhos e livros. Outra atração que literalmente enlouqueceu boa parte do público foram os Youtubers famosos: Cellbits, Player Tauz e o pessoal do Canal IXI, que ocuparam uma sala no segundo andar, que foi disputada por centenas e centenas de pessoas por horas!!! 
Outra novidade foi o mais que tradicional concurso de cosplay, que desta vez ganhou uma estrutura diferente, inspirada no formato “masquerade” dos grandes eventos de cultura geek dos EUA e Europa. Nesse formato, o cosplayer sobe uma única vez ao palco e tem a liberdade para fazer sua performance do jeito que quiser, sem precisar se adequar a parâmetros pré-estabelecidos pela organização do concurso. É um formato dinâmico, inovador e desafiador.

Outra coisa que nos encheu de orgulho, foi ter sido uma parte deste evento incrível. Nosso pequeno stand foi visitado em peso, e o público foi muito bacana, prestigiando nosso trabalho.

O comparecimento do público deve até ter ultrapassado o esperado pelos organizadores, e como eu disse antes, já podem pensar com certeza em usar a área total do centro de convenções. É bom lembrar, que esta foi a edição "beta", um protótipo, que ainda vai melhorar e crescer. E ainda assim já deixou sua marca entre os grandes eventos cariocas.


Já estamos contando os dias para a próxima edição!!





































Comentários

Postagens mais visitadas