Estátua da Asuka - Lunchtime





Pessoal, quem me acompanha nos eventos com certeza já conhece a minha figure da Asuka, que eu fiz em 2012 como parte da conclusão do meu curso de criação de jogos. Decidi resgatar o passo a passo da construção dela, e mostrar aqui para vocês!






Uma pena que eu só me toquei de tirar fotos quando o processo já estava um pouco adiantado, mas o prazo para fazer é um pouco curto, então acabei acelerando as coisas. A maior parte vai ser feita com uma massa chamada DAS, que é relativamente fácil de achar em casas de artesanato. Achei ela muito fácil de trabalhar, pode ser lixada e aceita bem tintas a base de água. O "esqueleto" da estátua é feito com arame trançado (dá pra notar no braço direito da estátua, ainda sem massa). A saia é feita com uma tela, coberta de papel alumínio e depois com massa.





Ainda falta bastante coisa, acertar algumas proporções, mas eu tenho que fazer tudo "de baixo pra cima", pois o vestido da Asuka vai cobrir quase toda a base, então eu tive que fazer quase todo o acabamento da base e das pernas antes de continuar. É também a razão do braço direito ainda estar sem massa, só quando a cintura estiver completa, incluindo o vestido, é que eu vou poder colocar esse braço na pose final, incluindo a mão direita. E os arames finos que dão forma aos dedos da mão foram um inferno para ajustar!!!





Uma coisa que já deu pra fazer é o detalhe da boca dela, inclusive os dentinhos de vampira, não sei se na foto dá pra perceber. Também já tem as marcações onde vou pintar os olhos, obviamente ainda falta bastante acabamento. A DAS é muito versátil, dá pra fazer um bom nível de detalhamento!









Voltando a nossa escultura, na primeira parte eu falei de um "tecido" feito de tela plástica e papel alumínio. Bem, aí está ele, com uma base cinza (primer), e já parcialmente coberto por uma fina camada de DAS. No  lado de "dentro" (foto direita) dá pra ver a textura da tela. Enquanto o DAS está mole, o conjunto é muito maleável e fácil de trabalhar, e quando a massa endurece, o conjunto fica muito rígido e resistente, basta lixar e fica perfeito!





Aqui a "sobresaia" já aplicado na escultura. Eu tive que pintar tudo abaixo desta parte antes de fixá-la, e coloquei papeis protetores para não estragar a base nem o o acabamento que já fiz na saia e pernas/botas. Também comecei a modelar o cinto, que ficaria por cima da sobresaia. 


                           
                                                            
Nesta foto, as duas "fitas" de couro que saem das laterais da fivela do cinto. O material é o mesmo da sobresaia, sendo que eu modelei as pequenas fivelas com arame bem fino, dobrado e colado com cianocrilato (super bonder). O conjunto fica relativamente resistente, mas como pode ser incorporado quase que a qualquer momento, deixei para fixá-los no final, evitando qualquer risco de quebra.




Com o cinto modelado, era hora de finalmente posicionar o braço esquerdo, modelando a mão da personagem e colocando-a na posição. Isso envolveu mais engenharia que escultura, para compensar a torção do braço de arame, bastante resistente, e fazer os dedos tocarem a cintura. Dá pra ver a "tipóia" de fita adesiva, usar algo mais forte poderia afetar os detalhes já aplicados no tronco. Então, passei para a mão dela, e quem desenha sabe que as mãos são uma as partes mais difíceis de se reproduzir. E em escultura é igualzinho, deu uma baita dor de cabeça modelar os dedinhos, mesmo usando o arame como guia.




Enfim, hora de completar o braço esquerdo, incluindo o ombro e também os detalhes das alças do vestido. O pescoço só vai ser melhor detalhado quando o trabalho na cabeça da personagem estiver mais adiantado.



E lá vamos para a mão esquerda. O acabamento é bem complicado, por causa da escala diminuta.




O cabelo começou a ser feito com um suporte em arame, assumindo um formato parecido com uma folha. A ideia é deixar o formato meio torcido, para simular o balanço do cabelo, no final. O arame foi coberto com a mesma tela plástica que usei na sobresaia, virando um suporte firme para receber a massa DAS. Ao contrário do tecido, o cabelo possui um volume bem maior, tridimensional, e então a aplicação da massa seria em ambos os lados do suporte. 




A  massa foi aplicada "mecha a mecha", como um cabelo real, usando tiras finas de massa, afinadas nas pontas, e seguindo a linha do balanço do cabelo. Foi uma etapa surpreendentemente tranquila, muito mais simples de fazer do que parecia a princípio. Só era necessário conferir constantemente o tamanho do cabelo, para bater com o visual da personagem. 




Com a parte posterior do cabelo pronta, hora de colocar a característica franjinha na parte da frente, e essa deu um pouco de trabalho, pois por causa da escala não seria viável usar um suporte. Já está começando a parecer com a vampira!



E ai está, cabelo completo! Ainda faltam alguns detalhes menores, mas chegou a hora da pintura. Mais uma vez, a ordem das etapas é importante.



Para começar, uma base com tinta acrílica branca, para deixar as cores mais vivas e a superfície da massa mais lisa. A primeira cor é da pele, em acrílico fosco. 




E então, apareceu um problema, as tiras de couro que saem da sobresaia que eu fiz originalmente estavam quebradiços, a massa não funcionou bem com eles. Eu tentei usar arame como reforço para mantê-los rígidos, mas isso os deixou muito grosseiros. Minha alternativa foi mudar de estratégia, e procurei um material que permaneceria flexível, sem que fosse mole demais ou que se quebrasse com o movimento, e optei por usar tiras bem finas de acetato, dobrando-as ao meio e usando a dobra para laçar as alças feitas de arame.Então foi só aplicar a base (primer) e pintar com tinta acrílica preta. O acetado dobrado ao meio fica bem resistente, e mesmo assim pode ser dobrado um pouco sem nenhum problema.




Depois disso, chegou a hora de aplicar as tiras nas laterais da fivela, que será colocada posteriormente. Prossegui então com o trabalho de pintura, detalhando as áreas mais claras.Para ajudar na diferenciação de cada "tecido", estou variando entre tintas brilhantes e foscas.








Continuando, me concentrei na cabeça da personagem. Os olhos foram literalmente desenhados, com lapiseira mesmo, e depois pintados com tinta acrílica brilhante. Foi uma etapa complicada, pois eu não queria errar, e a escala é bem pequena. Para fazer as linhas pretas, eu usei uma pena para nanquim, mas com tinta acrílica bem diluída. O resultado ficou muito parecido com os desenhos coloridos da personagem. Nesta imagem ainda não aparece, mas mais abaixo, eu também pintei uma sombra rosa bem leve nos olhos, com pincel muito fino, simulando a maquiagem, e o interior da boca também foi pintada.




Aqui, está o lacinho de cabelo característico da Asuka, tanto ele quanto as pulseiras foram feitas usando aquele arame revestido de plástico que se usa para fechar embalagens de pão de forma. A grande vantagem é que o resultado acaba ficando bem rígido, por causa da escala diminuta, é relativamente fácil de modelar e 
aceitou bem a lixa e depois o primer. As pulseiras seriam posteriormente coladas apenas no ponto de corte, depois de pintadas. Eu fiz deste jeito, e não modelando diretamente na massa, para que ficasse mais parecido com uma pulseira real, não colada ao braço mas sim em volta dele.





Olha o morceguinho! A base é de arame, quase fazendo o formato da asa do morcego, e o corpo é feito de massa DAS. As asas então são cobertas por papel cartão preto. O conjunto todo foi pintado com tinta acrílica fosca preta, e branca para fazer os olhos. O coração branco que aparece na quarta foto é a fivela do cinto, foi feita também com DAS, sendo que eu escavei o sulco interior depois da massa estar bem seca. 




Aqui a jóia que a Asuka usa em torno do pescoço (não sei o nome, alguém sabe?), também foi feita com o arame para fechar embalagens, com um minúsculo detalhe prateado no centro. Nas duas fotos abaixo, já estão colocadas também as pulseiras já pintadas, e a fivela do cinto, com exterior em prata e o interior roxo como o cinto.



    
Enfim, a estatua está pronta! Para completar o conjunto, o morcego foi suspenso por um arame fino, pintado de preto, e a base recebeu uma ilustração que simula que Asuka na verdade está na beira de um prédio alto, obviamente a perspectiva só funciona quando vista bem de cima. Como já estava bem tarde e o meu prazo de entrega da estatua tinha acabado, acabei fazendo só fotos improvisadas com o celular, prometo fazer um novo post com fotos mais bem feitas.   




E aí, ficou parecida?:D






Segue o set de fotos com a estátua da Asuka, aproveitem!!!










Comentários

Postagens mais visitadas